Reduza seus custos de produção de embalagens em 6 passos

calcule menores custos de produção de embalagens

Hoje, mais do que nunca, é essencial investir na qualidade e no poder sedutor das embalagens sem elevar desnecessariamente o preço final do produto.

E uma abordagem saudável para racionalizar os custos de produção de embalagens envolve a análise de seu projeto, com a realização de ajustes, melhorias e otimização de processos para obter ganhos efetivos.

Isso resulta em projetos otimizados que geram maior lucratividade e competitividade no mercado.

.….

Neste artigo, vamos explorar maneiras práticas de abordar essa questão, mostrando 6 alternativas viáveis para a geração de economia na produção de embalagens sem comprometer a qualidade ou a funcionalidade.

Afinal, é fator decisivo na história de qualquer produto de sucesso a fina sintonia entre custos e qualidade.


Estamos tratando, neste artigo, da redução de custos com foco na otimização do projeto da embalagem.

Caso queira também saber como reduzir mais seus custos, leia também nosso artigo Como reduzir os custos de embalagens com um planejamento de produção eficaz, abordando a estratégia da produção gráfica como fator gerador de economia.

.….

Leia “Reduza seus custos de produção de embalagens em 6 passos” até o final e saiba sobre:

— Economia inteligente

— Identifique custos desnecessários

— Otimize o design

— Reduza o peso

— Otimize o espaço interno

— Avalie o uso dos materiais

— Foque sua produção em poucos fornecedores

— Mas não é só isso…

— Repense suas embalagens com a Colorsystem


Economia inteligente

Antes de entrarmos nas estratégias específicas visando a otimização de seu projeto de embalagem para redução de custos, vale lembrar que a economia não deve ser alcançada à custa da qualidade ou da experiência do cliente.

A embalagem desempenha um papel fundamental na proteção do produto, na comunicação e na experiência do consumidor.

Dessa forma, é imprescindível analisar e testar quaisquer modificações no projeto, a fim de garantir que não comprometam esses aspectos essenciais.

.….

Quais fatores encarecem os custos de produção de embalagens?

Evidentemente, o fator que mais impacta são os custos dos materiais necessários à produção. Entretanto, outros aspectos também merecem toda atenção. Os principais a serem levados em consideração são:

• Projetos que geram custos desnecessários;
• Embalagens em dimensões inadequadas;
• Partes ou encaixes ruins;
• Design ineficaz;
• Peso extra;
• Falta de inovações;
• Produção dispersa.

Com uma abordagem abrangente para redução de custos, você poderá identificar maneiras eficazes de aprimorar o projeto e os processos sem comprometer a qualidade.

Isso inclui, além do estudo do projeto em si, a busca por soluções que possibilitem a diminuição dos gastos com matéria-prima, energia, mão de obra, transporte e armazenamento.

Vantagens

Realizar a otimização de seu projeto de embalagens irá trazer também ganhos laterais. Além de evitar perdas e melhorar processos, o ganho adquirido poderá ser reinvestido na embalagem ou no produto em si, obtendo-se vantagens competitivas valiosas.


Os 6 passos para reduzir custos de produção de embalagens

1. Identifique custos desnecessários

O primeiro passo envolve o estudo do “esqueleto” de sua embalagem para se obter uma visão racional do projeto. Analise com objetividade, junto aos profissionais responsáveis por seu desenvolvimento, o fornecedor e a equipe de marketing, sua estrutura geral.

Faça então a separação dos elementos da embalagem em duas categorias: os estruturais e os estéticos.

Com essa categorização, elabore uma triagem dos pontos que podem ser aperfeiçoados ou mesmo eliminados. Veja alguns exemplos:

• São necessárias a caixa externa e a interna?
• As informações impressas são todas essenciais?
• É necessária a janela de visualização do produto? Ou uma foto já cumpre bem a função?
• As cores na impressão são todas indispensáveis? Em partes, pode-se usar uma cor apenas?
• Algumas informações podem ser impressas na caixa e não no rótulo?

Com os levantamentos de estrutura será possível saber se existem características de projeto que podem estar gerando um custo maior, desnecessário, do que seu valor agregado real, algo que apenas dê a impressão de valorizar a embalagem, mas que apenas consome parte importante do investimento.


É importante identificar elementos que possam ser aprimorados ou até mesmo eliminados. Dessa maneira, é possível direcionar os recursos financeiros para onde eles realmente importam, valorizando sua embalagem de forma efetiva.


2. Otimize o design

O reestudo do design pode trazer consideráveis reduções nos custos de produção de embalagens.

Além de eliminar características desnecessárias, como mencionadas anteriormente, a otimização do design pode reduzir a quantidade de trabalho exigida na produção da embalagem na gráfica, o consumo de tinta e o uso de materiais.

Pode-se também aproveitar o momento de otimização do design para considerar as preferências e receptividade dos consumidores.


Por exemplo, estudos demonstram que no ramo alimentício embalagens com cores vibrantes, como vermelho e amarelo, são percebidas de forma mais positiva em comparação com cores mais suaves, como verde e azul. Ser estratégico na escolha das cores da embalagem pode melhorar a atratividade e identificação por parte dos clientes sem elevar custos (aqui, uma pesquisa junto ao público poderá trazer informações valiosas das preferências de seu nicho de mercado).


Um design bem elaborado também pode evitar cortes desnecessários, reduzindo as perdas durante a produção. Além disso, é possível criar layouts otimizados para impressão em larga escala.

E, ao dedicar uma atenção cuidadosa ao tamanho, formato e disposição dos elementos gráficos, é possível maximizar o uso do espaço e evitar desperdícios de material.

Outra boa possibilidade para redução de custos é a padronização de componentes, caso sua empresa utilize diferentes embalagens para produtos semelhantes. Isso significa utilizar elementos compartilhados entre embalagens (como tampas, alças e insertos), simplificando o processo de produção.

3. Reduza o peso

Embora não esteja necessariamente relacionado à redução de custos na produção (pois, às vezes, o uso de materiais mais leves pode até encarecer o projeto), a redução do peso da embalagem pode resultar em economia no transporte de várias maneiras:

Economia de combustível: Embalagens mais leves precisam de menos energia para serem transportadas, o que resulta em menor consumo de combustível;

Menor custo por quilograma: Muitas transportadoras fazem os cálculos das tarifas com base no peso dos produtos. Portanto, a redução de peso poderá diminuir o custo do quilograma transportado;

Otimização de carga: Embalagens mais leves possibilitam que uma quantidade maior de produtos seja acomodada em um caminhão ou contêiner. Assim, é possível reduzir o número de viagens necessárias;

Redução de restrições e encargos adicionais: Existem transportadoras que impõem restrições de peso ou, ainda, adicionam taxas para cargas mais pesadas;

Mas tenha em mente que a redução de peso das embalagens deve ser equilibrada com outros fatores, como a devida proteção dos produtos durante seu transporte. É essencial a garantia de que a embalagem continue a proteger adequadamente os produtos.

4. Otimize o espaço interno

É realmente desvantajoso perder espaço dentro das embalagens.

Algumas disposições internas de produtos com espaços vazios desnecessários e irregulares podem resultar em uma distribuição desigual do peso, aumentando o risco de colapso durante o empilhamento ou danificando o produto, o que acarreta em prejuízos evidentes.

Por outro lado, a otimização do espaço interno pode trazer vantagens com a diminuição da quantidade de material necessário para a produção da embalagem, o que, além de reduzir custos, tem impacto positivo no meio ambiente, fator que pode ser comunicado na própria embalagem para valorização da imagem do produto.

Já a redução do tamanho da embalagem decorrente da otimização do espaço traz economia nos custos em logística, reduzindo custos de frete, armazenamento e manuseio. Além disso, o uso de embalagens que ocupam menos espaço permite empilhamento mais eficiente e facilita a montagem e desmontagem.

Em geral, é recomendado evitar volumes internos com formato cônico, hexagonal ou cilíndrico, pois isso resulta em desperdício de espaço.

5. Avalie o uso dos materiais

Uma das principais estratégias para reduzir os custos de produção de embalagens de forma eficaz está relacionada aos materiais utilizados, uma vez que eles têm um impacto significativo no orçamento.

Portanto, com pesquisa junto à equipe técnica e à gráfica fornecedora, é possível identificar alternativas de materiais mais econômicos que mantenham a qualidade.

Não se esqueça da necessidade de realizar uma análise criteriosa, levando em consideração que a estrutura da embalagem deve preservar as características físicas necessárias para a adequada acomodação, proteção e manutenção das propriedades do produto embalado.


Uma opção promissora é analisar a viabilidade de utilizar materiais reciclados ou sustentáveis. Além de serem potencialmente mais acessíveis, esses materiais transmitem uma imagem positiva do produto, alinhada com a preocupação ambiental.


A reavaliação dos materiais também abre espaço para a inovação, possibilitando o uso de materiais exclusivos ou tecnologias avançadas que geram economia e agregam valor à embalagem. Isso também pode ser um diferencial competitivo no mercado, atraindo a atenção dos consumidores.

Além da troca, pode-se avaliar a redução da quantidade de material. Um exemplo recente é das garrafas plásticas de água, que hoje em dia utilizam cerca de 20% menos plástico, mudança que não afetou a usabilidade do produto.

6. Foque sua produção em poucos fornecedores

Embora não esteja diretamente relacionado à gestão de projetos, optar por trabalhar com um ou poucos fornecedores pode resultar em redução dos custos de produção de embalagens.

Ao contar com vários fornecedores dispersos, qualquer modificação no projeto exigirá contato com todas as partes envolvidas na produção, gerando transtornos e custos adicionais em termos de tempo e processos.

Além disso, ao estabelecer parcerias de longo prazo com um único fornecedor, é possível obter vantagens na negociação e preços mais competitivos.

Busque estabelecer relacionamentos duradouros com seus fornecedores e explore opções de redução de preços, descontos ou condições de pagamento favoráveis.

Aqui na Colorsystem, disponibilizamos para nossos clientes uma equipe capacitada para ajudar no desenvolvimento e reestudos de projetos de embalagens. Fale conosco por aqui.


Mas não é só isso…

Esteja atento às transformações na indústria de embalagens.

Invista em pesquisa e desenvolvimento. São fatores que vão ajudá-lo a encontrar soluções inovadoras, eficientes e econômicas.

A pesquisa contínua possibilita a descoberta de novas soluções, possibilitando o desenvolvimento de embalagens mais baratas, duráveis, leves, seguras e ecologicamente corretas.

Também é útil buscar o feedback dos consumidores a respeito das percepções sobre sua embalagem. Essa fonte de informação pode ser altamente valiosa para se descobrir os aspectos de seu projeto que podem ser mudados sem que se prejudique a satisfação dos clientes.

Por fim, tenha em mente que quase sempre há melhorias possíveis a serem realizadas. E que a redução de custos de produção de embalagens é possível e pode ser alcançada com ajustes no projeto em si, numa abordagem estratégica e abrangente.

Repense suas embalagens com a Colorsystem

Com tecnologia e recursos de produção de ponta, a Colorsystem está pronta para ajudar você em seu projeto de embalagem.

Garanta a melhor qualidade de produção com as melhores soluções visando redução dos custos.

Além disso, faturar de acordo com datas programadas e obter as melhores condições de negociação proporciona flexibilidade, reduz o orçamento e evita prejuízos causados pela falta de embalagens nas linhas de produção.

Também é possível otimizar as montagens ao combinar vários SKUs, o que resulta em menos trocas de máquinas e, consequentemente, redução adicional nos custos de produção.

Fale com a nossa equipe clicando aqui. Vamos juntos realizar o seu projeto com as melhores soluções.

Esperamos que este artigo tenha sido valioso para você!

Deixe sua opinião na seção de comentários aqui embaixo e compartilhe este artigo com seus amigos que também podem se beneficiar do conhecimento sobre como reduzir os custos de embalagens por meio de melhorias em seus projetos.

Convidamos você também a acessar o nosso blog e conferir mais artigos produzidos pela equipe da Colorsystem com tópicos sobre embalagens e outros assuntos relacionados ao mercado gráfico.

 

Você também pode gostar de

Livro impresso ou digital? Vejas as vantagens e desvantagens de cada formato

O novo mercado mundial: a busca por embalagens sustentáveis

Como gerar seu arquivo PDF para impressão corretamente — um passo a passo para você não errar mais!

fidelidade-de-cores---perfil-ICC---destaque

Como garantir fidelidade de cores em seus impressos com o uso correto do perfil ICC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *