Como reduzir os custos de embalagens com um planejamento de produção eficaz

Sabemos o quanto a competitividade de um produto no mercado está atrelada a seu preço de venda. E a embalagem é responsável por uma parte considerável desse valor.

A embalagem também influi diretamente na atração do consumidor e na experiência de compra, por isso é hoje um item indissociável do produto em si.

Dessa forma, é imprescindível alcançar a máxima harmonia entre custo e qualidade da embalagem, de modo a possibilitar a comercialização do produto a um preço competitivo, ao mesmo tempo em que seja atraente para o consumidor.


Neste artigo, vamos mostrar ações e estratégias para reduzir os custos de embalagens com planejamento de produção.

Leia até o final e saiba mais sobre:

— A embalagem na Economia de Atenção

— A importância da embalagem

— Vantagens de se planejar

— Como reduzir os custos de embalagens

— Escolha dos materiais para baratear o projeto

— A programação da produção como fator essencial

— O planejamento para uma melhor negociação com fornecedores

— Otimização dos processos de produção

— Antecipação de demandas sazonais e picos de produção

— Gerenciamento de estoque

— Por fim, lembre-se…

— Planejamento de produção de embalagens com a Colorsystem

.….


A embalagem na Economia da Atenção

Poucos segundos da atenção das pessoas se tornaram um recurso escasso. Em um mundo repleto de conteúdo disponível em múltiplos formatos e mídias, onde diversas mensagens competem para nos seduzir, conquistar o consumidor se tornou uma tarefa desafiadora.

Nessa economia de busca pela atenção, as embalagens exercem um papel de maior importância. Elas são indispensáveis para atrair o consumidor numa loja, mercado ou mesmo pela internet. E acrescentam valor real ao produto.

Como resultado, os investimentos em embalagens têm aumentado nos últimos anos.

.….

A abertura da embalagem de um produto recém-adquirido é considerada hoje uma parte essencial da experiência de compra, com vídeos na internet registrando o processo conhecido como “unboxing”.


Os vídeos de “unboxing”, bastante populares nas plataformas de compartilhamento de vídeos, como o YouTube, geram engajamento de milhões de pessoas. Geralmente trazem indivíduos abrindo a embalagem de um produto e explorando seu conteúdo, fazendo comentários com primeiras impressões a análises iniciais do produto. É uma peça de marketing, informação e entretenimento.


A importância das embalagens

As embalagens possuem diversas funções, que vão desde a proteção e segurança do produto até a comunicação de informações gerais, conveniência e sustentabilidade.

E são extremamente valiosas quando focamos nas estratégias de marketing e vendas.

Por isso, todo planejamento eficaz de vendas de um produto precisa buscar um ponto de equilíbrio entre a qualidade da embalagem e seu custo, de modo a oferecer ao mercado uma oferta de venda atrativa elevando minimamente o preço final.

E, a fim de garantir a eficiência e a economia na produção da embalagem desse produto, é crucial adotar um planejamento minucioso. Esse processo de planejamento pode resultar na redução de custos, prevenir o desperdício e também ter impacto na percepção de valor de um produto embalado e disponível para venda.

Vantagens de se planejar

São várias as vantagens em se realizar um planejamento adequado no processo de produção de embalagens.

Ao avaliar cada etapa da produção, é possível evitar perdas, otimizar processos e obter melhores negociações com fornecedores. Além disso, a economia gerada por um planejamento eficaz pode ser investida no próprio projeto da embalagem.

Um planejamento bem elaborado também proporciona benefícios extras, como aprimoramento da eficiência operacional e logística. Esses resultados são alcançados por meio da otimização do tempo de produção e pela adoção de um controle de qualidade mais preciso.

Em resumo, as vantagens de um planejamento adequado na produção de embalagens incluem evitar desperdícios, otimizar processos, obter melhores negociações com fornecedores, reduzir custos, diferenciar o produto no mercado e melhorar a eficiência operacional e logística.

Como reduzir os custos de embalagens

Existem diversas ações que visam reduzir os custos de embalagens com o uso de boas estratégias.

Avaliação de materiais, design, tamanho, processos, negociação etc. fazem parte dessas ações e devem ser todas avaliadas por qualquer gestor competente.

Neste artigo, vamos focar nas ações voltadas à produção gráfica, não ao desenvolvimento do projeto da embalagem em si, assunto que trataremos em outro artigo.

Veja abaixo algumas orientações que devem ser cuidadosamente consideradas para reduzir os custos de embalagens com planejamento de produção:

.….

Escolha de materiais adequados para baratear o projeto

Um dos itens que mais impactam na produção de embalagens é o material utilizado. E uma etapa inicial de qualquer planejamento envolve avaliação do tipo do papel, cartão, cartonados ou qualquer outro material a ser utilizado no projeto.

Assim, a utilização de materiais de qualidade similar ou o aproveitamento de custos reduzidos durante períodos específicos de sazonalidade podem oferecer vantagens significativas na redução de custos.

Sempre que possível, também verifique a possibilidade de utilização ao menos em parte da embalagem de materiais reciclados ou de origem sustentável. Além de serem muitas vezes acessíveis, esses materiais transmitem uma imagem positiva do produto e da marca.

Vale ressaltar que o sucesso dessa etapa de escolha de materiais para a produção vai depender muito da qualidade da comunicação com a equipe de desenvolvimento do projeto e com a gráfica fornecedora. 

Somente com parcerias confiáveis será viável uma avaliação positiva de mudança de material sem o comprometimento da estrutura e qualidade geral da embalagem.

Aqui na Colorsystem disponibilizamos para nossos clientes uma equipe capacitada para pesquisar as melhores opções em materiais para sua embalagem. Fale conosco por aqui.

.….

A programação da produção de embalagens, um fator essencial

Outro item básico para a busca de redução de custos é a programação efetiva de produção no curto, médio e longo prazos.

Um cronograma eficiente, em afinidade com a demanda e devidamente alinhado com a gráfica irá evitar atrasos, retrabalhos e, pior, paralizações na linha de produção do produto — o que pode acarretar em enormes prejuízos.

O simples ato de programar a produção das embalagens com boa antecedência traz redução de custos internos na gráfica, uma vez que ela poderá otimizar sua linha de produção e manter matérias-primas em estoque de modo mais planejado, gerando uma economia que deve ser repassada ao cliente.

Deve-se também considerar, por outro lado, que pedidos urgentes tendem a ter custos mais elevados e representam um risco maior em relação ao cumprimento de prazos e à qualidade final do material entregue.

.….

Planejando uma melhor negociação com fornecedores

Planejar e antecipar a demanda permite a negociação de melhores preços com os fornecedores e possibilita prazos de produção mais flexíveis.

Ao pesquisar e comparar as opções do mercado, pode-se identificar os fornecedores mais aptos e negociar melhores condições de preço e prazo. Portanto, aqui também é importante uma boa relação com a gráfica fornecedora, de modo que a discussão das possibilidades seja transparente e eficaz.

Planejar com antecedência também ajuda no estabelecimento de parcerias duradouras e na negociação de contratos vantajosos, resultando em considerável redução de custos. Afinal, é interessante para qualquer gráfica um acordo prévio de maior duração, no qual ela própria também possa se planejar melhor e, assim, oferecer vantagens ao cliente.

.….

Otimização dos processos de produção

Faça uma análise detalhada de todas as etapas do fluxo de trabalho, desde a pré-impressão até o acabamento final. Com isso, pode-se identificar eventuais gargalos ou ineficiências, possibilitando a implementação de melhorias para a redução do tempo de produção.

Outra vantagem de se entender os processos de produção é a possibilidade de adoção de tecnologias avançadas, como impressão digital e automação de processos, que podem resultar em maior eficiência e economia.

.….

Antecipação de demandas sazonais e picos de produção

Não se deve esquecer, no planejamento de produção visando reduzir os custos de embalagens, das demandas sazonais de produção. Essas variações, picos e vales nas vendas, sendo consideradas previamente, vão influenciar significativamente no planejamento.

Ao antecipar essas demandas e planejar recursos adicionais com antecedência, é possível evitar custos extras de produção de última hora. Além disso, o planejamento adequado permite uma melhor gestão de estoques, evitando a falta de materiais ou o excesso de inventário, o que pode levar a custos desnecessários.

.….

Gerenciamento de estoque

Um gerenciamento adequado do estoque evita o excesso de inventário, que pode levar a custos desnecessários de armazenamento. Por outro lado, também é importante evitar a falta de embalagens, que pode resultar em atrasos e custos adicionais.

Por isso, mantenha um controle preciso do estoque e ajuste os níveis de acordo com a demanda real conforme a linha do tempo.

Por fim, lembre-se…

Seja qual for a margem de economia buscada, em qualquer planejamento para reduzir os custos de embalagens é imprescindível lembrar o quanto é importante encontrar um equilíbrio saudável entre a redução de custos e a qualidade do material produzido.

Embora seja fundamental buscar formas de economizar, é igualmente importante garantir que a embalagem cumpra suas funções de marketing, vendas, proteção e comunicação da identidade da marca e produto.

Assim, ao implementar estratégias para redução de custos, deve-se realizar uma análise de custo-benefício para avaliar o impacto das mudanças propostas. Por exemplo, embora uma alteração no material de uma embalagem possa resultar em economia, é necessário considerar se essa alteração afetará a qualidade, a durabilidade e a percepção do produto pelo consumidor.

Deve-se também ter em mente que a colaboração efetiva dos fornecedores e parceiros é fundamental para o desenvolvimento de soluções. Ao envolvê-los no processo de redução de custos, é possível aproveitar seu conhecimento e experiência para identificar oportunidades de economia e melhorar a eficiência.

Por fim, é importante revisar regularmente as estratégias de redução de custos implementadas. Acompanhar os resultados e fazer ajustes conforme necessário garantirá que a empresa esteja sempre buscando maneiras de otimizar os processos de produção enquanto almeja reduzir os custos.

Em resumo, reduzir os custos de embalagens requer uma abordagem sistêmica, estratégica e abrangente. Avaliar os materiais, planejar antecipadamente, otimizar processos, negociar com fornecedores e gerenciar estoques são estratégias imprescindíveis que devem ser adotadas, mas não são as únicas.

Mantenha um diálogo saudável com todos os seus colaboradores, parceiros e fornecedores e, com eles, busque constantemente inovações que tragam economia e qualidade a suas embalagens.

Faça o planejamento de sua produção de embalagens com a Colorsystem

A Colorsystem investe em equipamentos avançados e na especialização de sua equipe para auxiliar você a fazer o melhor planejamento para garantir a melhor qualidade de impressão e reduzir os custos de embalagens.

Faturas conforme datas programadas e as melhores condições de negociação oferecem flexibilidade, reduzem custos e evitam prejuízos decorrentes de falta de embalagens nas linhas de produção.

Você também conta com a possibilidade de otimizar montagens conjugando diversos SKUs, o que permite menos entradas de máquina, reduzindo, assim, ainda mais os custos de sua produção.

Fale com a nossa equipe clicando aqui. Vamos juntos realizar o seu projeto com as melhores soluções em embalagens.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você!

Dê a sua opinião aqui embaixo na seção de comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam saber mais sobre como reduzir os custos de embalagens com um bom planejamento de produção.

Convidamos você também a acessar o nosso blog e conferir mais artigos produzidos pela equipe da Colorsystem com tópicos sobre embalagens e outros assuntos relacionados ao mercado gráfico.

 

Você também pode gostar de

Livro impresso ou digital? Vejas as vantagens e desvantagens de cada formato

O novo mercado mundial: a busca por embalagens sustentáveis

Como gerar seu arquivo PDF para impressão corretamente — um passo a passo para você não errar mais!

fidelidade-de-cores---perfil-ICC---destaque

Como garantir fidelidade de cores em seus impressos com o uso correto do perfil ICC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *