Impressão de livros sob demanda: uma solução prática, econômica e ágil

Impressão de livros sob demanda - moca lendo

Um dos fatores que mais impacta a gestão da produção de livros é a impressão gráfica.

Afinal, além de todos os custos inerentes a tal processo, como divulgação, estoque, logística, acordos com revendas e outros, a impressão tradicional de livros, atrelada à necessidade de altas tiragens, eleva custos e alonga prazos, tanto os iniciais, quanto os destinados à reposição de estoques.

A impressão de livros sob demanda, por outro lado, oferece uma desejada flexibilidade com a possibilidade de tiragens em lotes menores. 

Com o sistema, editoras e escritores gerenciam melhor a demanda de acordo com a necessidade, com ganhos de tempo, redução de processos e potencialização de investimentos.


Ao longo deste artigo, trataremos com mais profundidade do processo de impressão de livros sob demanda, mostrando suas características principais. Ao final, mostraremos algumas das soluções que nós, da Colorsystem, temos a oferecer para o setor.

.….

Neste artigo Impressão de livros sob demanda: uma solução prática, econômica e ágil, você vai ler:

— O que é a impressão de livros sob demanda

— Como o sistema funciona

— As principais razões para se optar pela impressão de livros sob demanda

— A impressão de livros sob demanda na Colorsystem


O que é a impressão de livros sob demanda

A impressão de livros sob demanda, ou Print on Demand (PoD), como também é conhecida, é o sistema de produção que, usando novas tecnologias de impressão e equipamentos gráficos específicos, permite agilidade, excelente custo-benefício e altíssima qualidade de produção em tiragens menores de livros.

Por ser prático, econômico e ágil, o sistema tem se mostrado uma solução cada vez mais buscada por diversos agentes do mercado, trazendo benefícios para editoras e distribuidoras de todos os portes, além de oferecer novas possibilidades para escritores iniciantes, que, muitas vezes, precisam financiar os próprios lançamentos.

Como a impressão de livros sob demanda funciona

A impressão de livros sob demanda como temos hoje só se tornou possível com o avanço tecnológico ocorrido na área gráfica nos últimos anos. E a disponibilização para o mercado desses recursos foi possível com o barateamento do sistema de impressão digital, relativamente caro alguns anos atrás.

Ao contrário do sistema tradicional de impressão, executado com mais processos na produção gráfica, a impressão de livros sob demanda entrega o produto final com a realização de poucas etapas, quase todas realizadas digitalmente.


Portanto, sem a necessidade de tantos processos e de maquinário mais pesado, o sistema reduz custos e prazos para produções em quantidades menores.


Assim, na impressão de livros sob demanda não há a necessidade de uma quantidade mínima para impressão de uma obra.

Ou seja, se você quiser uma única cópia física de seu livro para deixá-lo na estante como recordação ou para impressionar visitas, ou ainda ter alguns poucos exemplares para dar à família e amigos, isso é possível de realizar com o sistema.

Contudo, é bastante comum que a produção varie, principalmente nos primeiros pedidos, entre 10 e 1000 livros, visto que essa quantia se transforma em um termômetro inicial de vendas para lançamentos.

Há também a lógica dos pedidos de pré-venda, muitas vezes praticada pelas editoras, que vendem previamente alguns lotes de livros, além das entregas para jornalistas e críticos literários.

Você está gostando da leitura até aqui? Se você se interessa por temas relacionados ao universo gráfico, confira também: A importância da embalagem nas vendas do produto — parte 2 — e mais 9 dicas para valorizar suas embalagens

As principais razões para se optar pela impressão de livros sob demanda

.….

Flexibilidade na quantidade de produção (permitindo a impressão de poucos exemplares)

Essa é a principal característica do sistema, permitindo lotes em quantidades não imagináveis anos atrás, com qualidade de impressão e acabamento antes possíveis somente no sistema de impressão tradicional.

.….

Maior controle dos custos na produção inicial e na reposição em lotes menores

Antes, o lançamento de um livro envolvia, necessariamente, um grande aporte financeiro, fator que inviabilizava lançamentos e afetava o desenvolvimento do mercado editorial nacional.

A impressão de livros sob demanda, porém, abre frentes inéditas no mercado, oferecendo novas possibilidades não só para autores iniciantes, mas para toda editora que queira maior liberdade na gestão de seus títulos.


Se você, editor, escritor ou intermediário, está em dúvida se o sistema pode lhe trazer vantagens, entre em contato com a sua gráfica. A Colorsystem disponibiliza uma equipe de atendimento especializada para tirar dúvidas.
Fale conosco


Prazos de produção curtos e facilmente gerenciáveis

Com o uso de recursos predominantemente digitais e a produção em lotes menores, a impressão de livros sob demanda traz prazos de produção reduzidos.

Essa agilidade permite estratégias de vendas e entregas inéditas, oferecendo ao mercado editorial possibilidades mais modernas e eficazes de gestão.

.….

Estoques com alta rotatividade, sem obras paradas

Um estoque parado é um pesadelo para autores, editoras e livrarias.

Além do prejuízo financeiro decorrente do gasto inútil feito em uma tiragem maior do que a necessária, há o gasto de armazenamento dos livros parados e o desperdício de material.

A impressão de livros sob demanda, contudo, oferece possibilidades de planejamento de produção e estoque para evitar o encalhe.

.….

Garantia de disponibilidade de novos exemplares sempre que necessário

Por mais que, antes de um lançamento, escritores e editoras façam estimativas de vendas, não há como prever com exatidão a demanda do mercado pelos títulos disponibilizados, sejam eles novos ou já lançados.

Com a impressão de livros sob demanda, a reposição de novos exemplares é ágil e simplificada, o que permite respostas rápidas para necessidades imprevistas.

A impressão de livros sob demanda na Colorsystem

A Colorsystem, em sintonia com o mercado, faz grandes investimentos em recursos tecnológicos gráficos para oferecer as melhores soluções em impressão de livros sob demanda.


Em um novo artigo, em breve, vamos falar das novas tecnologias do setor. Mostraremos, também, detalhadamente, as novas aquisições à nossa linha de produção, para que você conheça mais as vantagens de se optar pela impressão de livros sob demanda aqui na Colorsystem.


Em 2022, acrescentamos novos equipamentos a nossa produção gráfica, que já contava com a HP Indigo (para impressão a cores) e com impressoras Konica Minolta 6136P (para miolo PB).

Veja algumas dessas novidades recentemente adquiridas:

• Konica Accuriopress C6100: para formato de papel estendido até 32 x 75 cm, em até 350 g/m2 — permite baixas tiragens de capas com orelha;

• Xerox Nuvera 157 e 314 — alta produtividade em impressão de miolos PB;

• Canon varioPRINT 6270 — mais uma opção de alta produtividade para miolos PB;

• Horion Perfect Binder BQ-500 — altíssimo nível de automação para lombadas quadradas com cola PUR, com tempo reduzido de setup e praticamente zero perda.

.….

Clique aqui e faça a impressão do seu livro sob demanda em pequenas tiragens com a Colorsystem.


Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Nos dê sua opinião aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam saber mais sobre as novidades e os melhores recursos em impressão gráfica.

Confira mais artigos como este, que nós, da Colorsystem, elaboramos sobre impressão de livros e outros assuntos relacionados em nosso blog.

 

Você também pode gostar de

Livro impresso ou digital? Vejas as vantagens e desvantagens de cada formato

Como gerar seu arquivo PDF para impressão corretamente — um passo a passo para você não errar mais!

fidelidade-de-cores---perfil-ICC---destaque

Como garantir fidelidade de cores em seus impressos com o uso correto do perfil ICC

Lombadas de livros: qual o melhor layout para evitar erros em seu projeto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *