A importância da embalagem nas vendas do produto — parte 2 — e mais 9 dicas para valorizar suas embalagens

No Brasil, mais de 90% dos produtos não contam com divulgação via propaganda. 

Para conquistarem mercado, esses produtos dependem exclusivamente do poder de persuasão de suas embalagens.

 

Claro que temos produtos, principalmente os das grandes marcas, com considerável apoio publicitário. Mas, nas prateleiras dos pontos de venda, nesse ambiente de luta pela sobrevivência, um produto com embalagem fraca sempre corre risco de extinção.

 

Um produto sem embalagem comunicativa, atraente, adequada ou interessante, com ou sem divulgação publicitária, terá boas chances de, antes de perecer, passar por um período esquecido, agonizante, empoeirando numa prateleira qualquer.

Por isso tudo (e mais um pouco, que veremos neste artigo), preparamos esta sequência ao A importância da embalagem nas vendas do produto — parte 1.

Se você ainda não leu, clique aqui e saiba ainda mais sobre embalagens e seu impacto nas vendas de produtos. E veja também outras dicas valiosas.

Na primeira parte deste artigo vamos falar um pouco sobre planejamento. Depois vamos dar 9 dicas que poderão servir de inspiração para o desenvolvimento de projetos de embalagens de sucesso.

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Leia neste artigo A importância da embalagem nas vendas do produto — parte 2 — e mais 9 dicas para valorizar suas embalagens:

  Para começar, pense antes
  Uma ponte entre o produto e o consumidor
  2 cases de impacto positivo de uma embalagem nas vendas de um produto
  9 dicas para valorizar suas embalagens

 


Para começar, pense antes

 

A importância da embalagem nas vendas do produto + 9 dicas 2

Hoje, na era digital, com a crescente velocidade da vida, da concorrência tanto entre produtos nos corredores do supermercado como entre profissionais dentro de empresas, a pressão por resultados imediatos pode fazer com que, num projeto, etapas importantes sejam puladas.

Essa pressa acaba sendo necessária, até mesmo útil. Mas também pode trazer prejuízos ao invés dos ganhos almejados.

No caso específico dos projetos de embalagens, vale lembrar que o sucesso demanda estudos bem ordenados. Apenas aspectos estéticos não são garantia de nada. A história do mercado está repleta de produtos mortos precocemente, mesmo que acondicionados em embalagens bonitas.

Afinal de nada adianta apenas a beleza. É preciso também ter força para encarar o concorrente frente a frente.

 


 

Deve-se ter claro na mente que um produto tem únicos e poucos segundos para conquistar o consumidor no ponto de venda.

 


Saiba que não é simples

No desenvolvimento de um projeto de embalagem, o objetivo é a elaboração de metas efetivas com o uso do pensamento estratégico.

Nesse processo, variantes de natureza diversa precisam ser combinadas, como características de público, mercado, logística, legislação etc. Esses aspectos deverão funcionar em conjunto e se materializar através de vários elementos físicos constituintes da embalagem, como:

  • Estrutura/formato;
  • Materiais usados;
  • Identidade visual;
  • Logotipo;
  • Tipologia;
  • Imagens;
  • Informações legais e específicas;
  • Instruções e/ou dados informativos;
  • Cores e outros.

Uma ponte entre o produto e o consumidor

 

Para um projeto eficiente de embalagem, deve-se olhar para os dois lados: produto e consumidor. Pois será a embalagem que irá unir esses dois elementos.

Portanto, as peculiaridades e os principais atributos de um produto precisam ser facilmente apreendidos por meio da embalagem. E, para que tal comunicação funcione, é indispensável ter em mente o perfil, os hábitos e preferências do consumidor.

Não é à toa que grandes marcas investem pesadamente para, antes de um lançamento ou de uma modificação em sua linha de produção, fazer pesquisas e testes. Algumas vezes protótipos do produto embalado são usados para se aferir a experiência e a recepção do público.

Essas marcas sabem que uma manobra errada na rota entre o planejamento e o produto final pode trazer prejuízos irreversíveis a sua imagem.

Cada mercado, uma história

Não se deve esquecer de que cada mercado é como um mundo próprio, e possui sua história única. Não se deve de modo algum, portanto, entrar num mercado desconhecido, sem pesquisar a fundo seu passado e presente.

Afinal, por exemplo, uma ideia que pode parecer brilhante — e que de fato seja — pode ser rejeitada porque os consumidores daquele nicho têm na memória uma experiência ruim com um produto que usou no passado uma ideia similar mas de modo errado.

Valor

Outra coisa interessante a se dizer sobre as embalagens é que elas agregam de fato valor palpável ao produto.

 


 

A embalagem está diretamente relacionada ao preço do produto no ponto de venda.

 


Essa diferença de valor acaba por justificar os eventuais investimentos feitos em seu desenvolvimento e produção. É importante destacar também que a embalagem não é um acessório, algo em separado, mas parte integrante do produto.

Outros desafios

As embalagens, além dos já citados, enfrenta hoje em dia outros desafios. Um deles, tema cada vez mais discutido no mundo, é a contribuição de uma embalagem na redução de desperdícios de alimentos.

Para se ter uma ideia, em países em desenvolvimento, como o Brasil, perdas com hortifrutícolas podem chegar a marca de 30% do total produzido.

Portanto, uma embalagem que leve esse aspecto em consideração pode fazer algo positivo pelo meio ambiente e pela imagem de sua marca, já que valores humanitários e de sustentabilidade são cada vez mais bem vistos pelo público.

Ainda quanto à questão ambiental, cada vez mais projetos de embalagens conscientes e bem feitos se preocupam com questões como a reciclagem do material, o descarte, o eventual desperdício de matéria prima e afins.

2 cases de impacto positivo de mudança de embalagem nas vendas de um produto

 

Case 1. Inovação para conquistar mercados

A importância da embalagem nas vendas do produto + 9 dicas 3Presente nos supermercados brasileiros, a conhecida espumante Cereser estava com as vendas estagnadas. E virou a própria mesa depois de uma pesquisa. A empresa, na época, constatou que a bebida era consumidas majoritariamente em comemorações.

Foi então que a marca, para se adequar aos hábitos já estabelecidos do consumidor, mudou seu rótulo. Para sofisticá-lo, trocou o papel e implantou o alumínio dourado.

Resultado? Aumento de 25% nas vendas.

Ou seja, com a percepção de uma realidade do mercado, a empresa sabiamente se adequou a ela. E colheu os frutos óbvios.

Ainda hoje, aos 50 anos, a Cereser continua se renovando. Agora ela quer também ficar mais jovem e entrar nas baladas. Seu objetivo, claro, não é deixar de lado seu público cativo. Ela quer apenas criar uma linha que a aproxime do público mais jovem por perceber aí uma oportunidade.

As pesquisas influenciaram a empresa a lançar um produto totalmente novo, a Cereser Frizée, voltada para o público feminino. O objetivo é que a bebida seja consumida do mesmo modo que uma cerveja long neck.

Só em 2018, a empresa projeta vender ao redor de 1,2 milhão de Frizeé.

Case 2. Aumento de até 257% nas vendas com a troca da embalagem

A importância da embalagem nas vendas do produto + 9 dicas 4É isso mesmo que você leu. A Sierra, uma fábrica de Biritiba-Mirim (SP), teve um crescimento nas vendas de seus cogumelos de até 257% depois que a empresa mudou a embalagem do produto.

A princípio, a indústria embalava os cogumelos em pequenos baldes de plástico (um tipo de embalagem comum no mercado de produtos em conserva).

Depois de estudos e testes, que duraram cerca de um ano, e com o auxílio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Sierra trocou o conhecido baldinho por sachês coloridos, com receitas no verso.

O logotipo e o projeto visual também foram alterados, e o sachê conta com um tipo de zíper para fácil abertura e fechamento. Com o crescimento nas vendas, a empresa ampliou a linha de produtos e hoje distribui outros tipos de cogumelos, como o shimeji e o shiitake.

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No decorrer do tempo, alterações nas embalagens refletem o mercado, os hábitos do consumidor e as mudanças culturais.

A importância da embalagem nas vendas do produto + 9 dicas 5


9 dicas para valorizar suas embalagens

Preparamos dicas que podem ser úteis na hora de planejar ou mesmo criar uma embalagem.

Como já dissemos, no artigo anterior A importância da embalagem nas vendas do produto você encontra outras dicas valiosas.

Assim como é importante pesquisar o mercado, o consumidor e a concorrência, acompanhar o que de interessante está sendo produzido no mundo das embalagens é imprescindível.

 


 

Aproveite e busque sempre inspirações.

 


E tente, sempre que possível, literalmente pensar fora da caixinha. Vamos lá:

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1 — Use humor

9 dicas para valorizar suas embalagens 7

Se você tiver a oportunidade de ser divertido, brincalhão, não desperdice. O humor, quando bem usado, vai destacar o produto entre os demais, além de favorecer a imediata empatia com o consumidor.

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2 — Lembre-se de que você pode usar também o interior da embalagem

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Claro que o exterior da embalagem deve ser atrativo para o consumidor, mas o interior também pode ser usado de formas criativas, inovadoras. O poder de comunicação com o consumidor com certeza será mais forte. Uma sugestão: se o produto for constituído por diversas peças, pense em acomodá-las separadamente, o que pode dar um toque a mais no projeto.

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3 — Se possível, exponha seu produto em interação com a embalagem

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Essa talvez seja a dica mais difícil de ser colocada em prática. Afinal nem todos os tipos de produtos permitem ser expostos na embalagem. Mas, se isso for possível, o ganho de valor será inestimável.

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9 dicas para valorizar suas embalagens 10

 

4 — Não tenha medo de ser simples

Dizem que menos é mais. E, de fato, uma embalagem com menos elementos pode justamente se destacar da concorrência pela sua simplicidade. Ela pode, em meio a tantas embalagens repletas de imagens e recursos chamativos, ser uma lufada de ar fresco e assim se diferenciar. A simplicidade também tem o poder de transmitir honestidade e transparência ao produto, além de poder gerar um resultado intrigante.

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5 — Crie associações inusitadas

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A memória do ser humano funciona por associação. E, se for possível criar uma embalagem que se associe diretamente ao produto (ou a alguma característica dele), o resultado será com certeza positivo. Neste exemplo, dos cookies Bla Bla, a associação com o nome do produto será útil, entre outras coisas, a fixar o nome da marca na mente do consumidor.

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6 — Pense na experiência do consumidor

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Levar em conta o modo como o produto será consumido, manuseado ou guardado pode ser um ponto de partida valioso para um projeto diferenciado. Alguns produtos, principalmente os alimentícios, são consumidos diretamente da embalagem. E, se o projeto estiver em sintonia com os hábitos de consumo e suprir alguma necessidade, ganhará muitos pontos.

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7 – Seja expressivo

9 dicas para valorizar suas embalagens 13Se o produto tiver uma característica marcante em sua constituição, seu sabor, formato, modo de produção etc., por que não usar isso a favor da criação da embalagem? O poder comunicativo da embalagem terá muito a ganhar. E esse recurso poderá gerar a sensação de proximidade entre o consumidor e o produto, além de, como neste exemplo, ser divertido.

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8 – Explore o conceito do produto

9 dicas para valorizar suas embalagens

Ser criativo para enfatizar um diferencial conceitual do produto pode ser imbatível como peça de comunicação. Uma embalagem tão bem desenvolvida como a deste exemplo funciona até mesmo como peça de divulgação no ponto de venda.

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9 – Sim, seja ousado

Para se destacar da concorrência, nada melhor do que ousadia. Se a embalagem tiver forte impacto de comunicação, for de fato diferente e interessante, com certeza se destacará (como neste caso, da marca Tea Hangers – cabides de chá). Se seu projeto for singular, prepare-se para se tornar referência e fazer história no seu mercado.

 


Referências e imagens:

Case 1 – Cereser – Revista EXAME — https://exame.abril.com.br/negocios/aos-50-anos-cereser-quer-entrar-em-baladas-e-ficar-mais-jovem/

Case 2 – Sierra – UOL Economia — https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2013/11/25/troca-de-embalagem-eleva-em-ate-257-as-vendas-lembre-mudanca-de-produtos.htm

Embalagens Toddy – Revista EXAME — http://www.bepositive.me/this-is-what-creative-packaging-looks-like_844.html

Garrafas Coca-cola – Reddit Pics — https://www.reddit.com/r/pics/comments/8i4poa/evolution_of_the_coke_bottle/

Lâmpadas Philips – Be Positive — http://www.bepositive.me/this-is-what-creative-packaging-looks-like_844.html

Chiclete Trident – Bored Panda — https://www.boredpanda.com/creative-packaging/?utm_source=google&utm_medium=organic&utm_campaign=organic

Embalagem Yoyo – The Dieline — http://www.thedieline.com/blog/2014/12/16/sling-slang-yoyo

Macarrão Pasta – Swedbrand Group — http://www.swedbrand-group.com/blog/25-creative-pasta-packaging-designs

Garrafas BluePrintJuice – Trend Reports https://www.trendreports.com/article/simple-packaging-design

Cookies Bla Bla – Bored Panda — https://www.boredpanda.com/creative-packaging/?utm_source=google&utm_medium=organic&utm_campaign=organic

Protótipo embalagem pizza – Design Culture — https://designculture.com.br/dicas-para-um-design-de-embalagens-impressionante 

Thelma´s Cookies – Packagin World-  https://www.packworld.com/article/food/bakery/cookies/oven-box-design-delights-thelmas-treats  

Tênis Nike – Designer Daily —  https://www.designer-daily.com/product-packaging-design-43599

Tea Hangers – Yanko Design —  http://www.yankodesign.com/2010/01/07/hang-me-some-tea/

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