8 vantagens da impressão de livros sob demanda

8 vantagens da impressão de livros sob demanda - destaque

Editoras e escritores têm a tarefa de disponibilizar seus livros em sintonia com a demanda e a preços atrativos. 

A impressão de livros pelo sistema tradicional — de produção mais demorada e com tiragens em grandes quantidades — muitas vezes não atende às necessidades do volátil mercado editorial atual.

De uns anos para cá, entretanto, com os avanços da tecnologia gráfica, a impressão de livros sob demanda evoluiu e se tornou acessível, trazendo soluções inovadoras para editoras e escritores.


Neste artigo vamos tratar brevemente do mercado editorial atual e explicar por que os livros impressos ainda são, e deverão ser por muito tempo, tão atrativos.

Em seguida vamos abordar as oito vantagens obtidas com a impressão de livros sob demanda.

.….

Neste artigo você vai ler:

— O mercado e a atração que os livros impressos exercem

— Para quem se destina a impressão de livros sob demanda?

— Conheça 8 vantagens da impressão de livros sob demanda

— A impressão de livros sob demanda na Colorsystem


O mercado e a atração exercida pelos livros impressos

O mercado atual

Neste mundo digital, de pessoas nas ruas, restaurantes e lugares inusitados quase que invariavelmente com o celular na mão, consumindo conteúdos curtos e repletos de imagens, muitos acreditam que os livros impressos estão com os dias contados.

Além disso, a pandemia de Covid-19 acelerou a digitalização em muitas áreas. E no mercado editorial não foi diferente. A fácil disponibilização em se estar com uma obra na mão pôs os livros digitais em destaque.

Hoje, passado o período da pandemia, o mercado livreiro recupera fôlego e gera otimismo no setor.

Essa retomada de números positivos mostra que o livro impresso é insubstituível, trazendo vantagens em relação ao conteúdo no formato digital.

.….

Leitura digital x leitura no papel

Para entender melhor essa relação, podemos olhar para o que dizem os estudiosos da cognição.

Entre outras coisas, estudos no mundo demonstram que a leitura em tela está associada a uma fixação mais pobre do conteúdo. Por outro lado, a leitura no papel potencializa a imersão, a compreensão e a memorização.

Isso se deve a muitos fatores, como a estrutura textual.

Os blocos de texto numa página de papel são mais densos, oferecendo uma leitura fluida, com mais envolvimento emocional e cognitivo. Já o texto em tela digital é fragmentado, como acontece nesse artigo, favorecendo mais a velocidade de leitura.

Outra questão apontada pelos estudos é que os livros impressos permitem o mapeamento mental do texto.


Ou seja, foi constatado que nosso cérebro capta melhor as informações a partir de uma leitura tridimensional, o que ocorre diante de uma página impressa, em que há a percepção de perspectiva e dimensão.


Outro ponto ainda a ser levado em consideração é que os dispositivos digitais, com exceção dos e‑readers, emitem luz por detrás da tela. Essa incidência luminosa direta em nossos olhos gera cansaço visual em tempos de exposição maior.

Já a página impressa apenas reflete a luz de fontes exteriores (sol e lâmpadas). A recepção luminosa então é mais difusa e confortável aos olhos, permitindo uma leitura por horas sem maiores transtornos.

Para quem se destina a impressão de livros sob demanda?

Pode-se ainda acreditar que a impressão de livros sob demanda interesse apenas a editoras menores e a escritores principiantes (alguns desses tendo que pagar do próprio bolso os custos de seu lançamento literário).

Entretanto, com a modernização tecnológica, esse sistema hoje oferece altíssima qualidade de impressão com flexibilidade e custos reduzidos para editoras e escritores de todos os portes e perfis.

Por isso, a impressão de livros sob demanda cresce a cada dia, tornando-se uma forte aliada de todo o mercado editorial.

No próximo tópico, você vai conferir algumas das vantagens que a impressão de livros sob demanda pode proporcionar.

Se você está gostando deste conteúdo e quer se aprofundar ainda mais no assunto de impressão sob demanda, recomendamos também a leitura deste artigo: Impressão de livros sob demanda: uma solução prática, econômica e ágil.

As 8 vantagens da impressão de livros sob demanda

.….

1 – Possibilidade de lançamentos que antes eram inviáveis

A impressão de livros sob demanda viabiliza a produção em lotes pequenos, coisa problemática no sistema tradicional de produção, no qual é necessária a confecção de uma grande quantidade de exemplares de uma só vez para se obter um valor unitário mais reduzido.

Assim, lançamentos menores ou em fase de teste de mercado tornam-se possíveis de realizar com o sistema.

Portanto, não é exagero dizer que a impressão de livros sob demanda vem gerando uma maior democratização dos lançamentos editoriais, mudando irreversivelmente o mercado.

.….

2 — Gastos planejados

Com o sistema, editoras e escritores podem gerir seus cronogramas de impressão de modo flexível. Dentre os benefícios, passam a contar com maior poder de gestão dos gastos.

Ganha-se, portanto, em capacidade de gerenciamento financeiro e em inteligência produtiva.

.….

3 – Controle da produção

Um escritor independente pode, com a impressão de livros sob demanda, solicitar apenas 50 exemplares para o lançamento de sua obra.

Enquanto que uma editora pode encomendar 100 unidades numa estratégia de pré-lançamento, distribuindo-as apenas para críticos literários antes da venda massiva.

Ou seja, editoras e escritores ganham poder de controle da produção até pouco tempo inalcançável, obtendo ferramentas para melhor gerir o momento do ciclo de vendas e lançamentos de seus livros.

.….

4 — Tempo de produção reduzido

Como já dissemos, hoje a impressão de livros sob demanda tornou-se acessível principalmente por causa de avanços tecnológicos nos sistemas de impressão.

E esses novos recursos reduzem consideravelmente a quantidade e a velocidade dos processos envolvidos na produção, permitindo entregas em prazos incomparavelmente menores do que no sistema tradicional.

.….

5 — Viabilidade de demandas emergenciais

O mercado às vezes traz surpresas. A entrevista de um autor, por exemplo, em um programa de TV ou em um podcast pode fazê-lo cair nas graças do público e alavancar as vendas de um livro de modo inesperado.

Assim, diante de súbitos aumentos de vendas, o sistema de impressão de livros sob demanda permite um rápido incremento de estoques, para que não se perca a oportunidade que o mercado está oferecendo naquele momento.

.….

6 — Melhor gestão de estoque

Com o sistema, editoras e escritores podem fazer uma gestão moderna e ágil dos estoques, facilitando a administração e a organização da disponibilidade dos livros, além de contar com maior controle dos volumes que entram e saem.

.….

7 — Rápido retorno do capital investido

Por mais que se façam estimativas e previsões de vendas, não há como saber de antemão o comportamento exato do mercado.

Com a produção em lotes reduzidos na impressão de livros sob demanda, a sincronia da produção com as vendas melhora. Desse modo, o capital não fica muito tempo parado, com potencial diminuição do tempo de retorno dos investimentos.

.….

8 – Redução de custos

Os valores cobrados pelas gráficas sofrem influência dos preços dos insumos usados na produção, como os papéis e tintas, que podem ficar mais caros com a cotação do dólar, as oscilações nos preços dos fretes, o aumento de demanda etc.

Com a impressão de livros sob demanda, é possível controlar a produção para que ela seja feita em períodos mais favoráveis economicamente, driblando altas de preços.

A impressão de livros sob demanda na Colorsystem

A Colorsystem tem realizado grandes investimentos em tecnologia, maquinário, recursos de impressão e conhecimento para oferecer possibilidades de produção únicas e inteligentes em impressão de livros sob demanda, tornando-se uma referência para seus clientes e o mercado.

Desenvolvedora de soluções em impressão digital e offset, a Colorsystem atende projetos com especificações variadas e exclusivas, nos mais diversos materiais, formatos e acabamentos.

Se você é do mercado editorial ou um escritor, eleve o nível de qualidade e viabilidade de seu projeto. Fale conosco clicando aqui.


Se este conteúdo o ajudou a esclarecer dúvidas sobre as vantagens da impressão de livros sob demanda, nos deixe a sua opinião em forma de comentário aqui embaixo, além de compartilhar o artigo com os seus amigos que vão gostar de conhecer melhor o assunto.

Confira mais artigos elaborados pela equipe da Colorsystem com temas sobre impressão de livros e outros assuntos relacionados ao mercado gráfico em nosso blog.

 

Você também pode gostar de

Livro impresso ou digital? Vejas as vantagens e desvantagens de cada formato

Como gerar seu arquivo PDF para impressão corretamente — um passo a passo para você não errar mais!

fidelidade-de-cores---perfil-ICC---destaque

Como garantir fidelidade de cores em seus impressos com o uso correto do perfil ICC

Lombadas de livros: qual o melhor layout para evitar erros em seu projeto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *