Lombadas de livros: qual o melhor layout para evitar erros em seu projeto?

Devido a sua complexidade, toda produção industrial gera certo grau de variação entre os produtos finais.

São variações de um produto em relação a outro, na sua montagem, no posicionamento de seu conteúdo impresso, em encaixes etc.

No mercado gráfico não é diferente. E um dos setores que demanda maior atenção no controle de qualidade é o de impressão de livros.

Por isso, é altamente valioso um melhor conhecimento dos tipos de layout para livros, em especial quanto à sua lombada, parte sensível e crítica em todo projeto.

A área externa de um livro é constituída de três seções distintas: capa, lombada e contracapa. E essas seções precisam de um bom encaixe entre si para se evitar problemas na visualização dos elementos gráficos dispostos no layout.

.….

Neste artigo, vamos olhar atentamente para os tipos de layouts de livros. Estudaremos as suas possibilidades visando a redução de variações que comprometam o resultado final. 

Leia até o final e aprenda os recursos disponíveis para a redução da margem de erro de seu projeto, alcançando assim o melhor resultado.

Caso você queira também saber sobre outros assuntos relacionados à produção de livros, leia alguns de nossos artigos: Impressão de livros sob demanda: uma solução prática, econômica e ágile 8 vantagens da impressão de livros sob demanda”.


Leia “Lombadas de livros: qual o melhor layout para evitar erros em seu projeto?” e saiba sobre:

— A inevitável variação em todo processo industrial
— Por que as lombadas de livros são pontos críticos?
— Tipos de layouts para lombadas de livros
— Produza seus livros na Colorsystem com máxima qualidade

A inevitável variação em todo processo industrial

Quando fazemos uma compra qualquer no mercado, estamos mais preocupados com o quanto vamos gastar do que com as pequenas variações entre as embalagens dos produtos que estamos colocando no carrinho.

Mas, se ao chegarmos em casa nos atentarmos aos detalhes das caixas de leite, vamos notar que haverá pequenas variações de estrutura entre elas. Uma das embalagens poderá ter a tampa de plástico um pouco torta, enquanto os textos legais de outra estarão mais para a direita, outra ainda poderá trazer o logotipo mais centralizado que as demais e assim por diante.

Essas diferenças são inevitáveis em toda produção em escala industrial.

Quanto aos livros, essas diferenças podem ocorrer em qualquer uma de suas partes constituintes: miolo, orelhas, capa, contracapa e lombada.


Porque as lombadas de livros são pontos críticos?

A lombada quadrada de um livro é a parte que vai fixar internamente as páginas. 

Por isso, a sua largura será decorrente das dimensões do miolo, que sofre variações que vão afetar suas dimensões. E nem todas essas variações podem ser previstas.

Mais à frente neste artigo vamos apresentar os três tipos principais de layouts para lombadas de livros. E qual deles potencialmente trará menos problemas.

Antes veja alguns dos problemas mais frequentes que podem ocorrer na lombada de um livro:

• Desalinhamento: caso a impressão do conteúdo da lombada não esteja devidamente alinhado, podem haver cortes indesejados em textos ou imagens;

• Ruptura: a ruptura da lombada ocorre quando a cola aplicada ou a costura utilizada para unir as páginas não atinge a resistência suficiente, o que pode causar a separação das páginas em relação à lombada;

• Surgimento de rugas e dobras: dobras, ondulações e rugas podem surgir caso o processo de encadernação seja realizado sem os devidos cuidados e recursos;

• Espessura inadequada: a lombada de um livro precisa ter sua espessura de acordo com o número de páginas do livro. Se a lombada for muito fina, ela pode não sustentar o peso das páginas. Por outro lado, caso seja grossa de mais, o livro pode não fechar normalmente;

• Rupturas na costura: em livros com costura, é fundamental que esta seja feita de modo sólido e contínuo. Caso contrário, páginas irão se soltar facilmente e a lombada estará prejudicada na sua função de sustentação das páginas;

• Excesso ou falta de pressão: quando pronto, um livro precisa ter uma lombada que ofereça a devida resistência e pressão. Caso haja muita pressão, a abertura das páginas será dificultada. Em contrapartida, pressão baixa pode resultar em páginas soltas.

Para se prevenir desses eventuais problemas, é fundamental escolher gráficas de qualidade e que tenham sólida experiência em produção de livros.

Também é útil fazer verificações no decorrer do processo de impressão, montagem e acabamento. O controle de qualidade é a melhor ferramenta para se obter um resultado de alto nível.

A Colorsystem trabalha com impressão de livros há mais de 10 anos. Desde então, é uma gráfica que desenvolve e traz ao mercado soluções inovadoras em produção editorial. Converse com nossa equipe. Ela está pronta para ajudá-lo a desenvolver o melhor layout para seu livro.

Fale conosco, clique aqui.


Os tipos de layouts e as lombadas de livros

Na etapa da confecção da lombada quadrada de um livro poderão ocorrer algumas variações, em especial durante o processo de alimentação da capa e realização dos vincos.

Essas variações são decorrentes de diversos fatores, como o tipo do papel usado e os acabamentos aplicados (como laminação, verniz, hot-stamping, braile etc.). Outras variações também podem ocorrer nos estágios de produção iniciais, como na impressão e corte.

A ocorrência das diferenças na estrutura do livro também está sujeita a fatores dificilmente previsíveis, como variações na espessura das folhas do miolo decorrentes da variedade nos lotes entregues pela indústria produtora de papel. 

Outros fatores, como até mesmo o clima, podem ocasionar a expansão e contração dos materiais aplicados conforme a temperatura suba ou desça no momento da produção.

Vamos agora analisar os tipos de layouts para a área externa dos livros, para sabermos qual o tipo mais seguro para se evitar problemas na distribuição dos elementos gráficos impressos.

Na imagem abaixo, temos os três tipos principais de layouts para capa, lombada e contracapa:

Layout A – nesse modelo três imagens (ou artes) diferentes são aplicadas em cada uma das partes da área externa do livro. Assim, temos um layout totalmente dividido em seções separadas: Capa, lombada e contracapa.

Layout B – aqui temos duas imagens aplicadas na área impressa. Uma delas ocupa a capa, enquanto a outra preenche lombada e contracapa, que se fundem num bloco contínuo.

Layout C – nesse modelo uma única imagem é aplicada em toda a área do layout, não havendo delimitações claras das seções da capa, lombada e contracapa.

.….

O layout A é o mais crítico, com maior potencial para percepção das variações na produção.

Nesse modelo todas as seções da área externa (capa, lombada e contracapa) são independentes, e possíveis variações nas dobras e na distribuição dos elementos impressos será mais perceptível.

Além disso, esse tipo de layout não deixa margem para o operador da gráfica realizar ajustes durante o processo de produção (caso o miolo fique com uma largura maior do que a prevista). Por isso nesse layout o miolo é preparado com antecedência, para que seja possível tirar suas medidas e efetuar ajustes na largura da lombada antes de sua impressão.

Essa etapa extra, porém, gera uma demora maior na produção do livro.

.….

O layout B apresenta uma situação intermediária em relação a eventuais problemas.

Nele temos uma imagem se estendendo em duas seções, lombada e contracapa. E possíveis variações na disposição dos elementos impressos nelas serão menos perceptíveis, uma vez que suas áreas não são estritamente delimitadas.

Esse tipo de layout fornece uma melhor flexibilidade para o operador fazer alinhamentos e ajustes no momento da produção.

.….

Já no layout C, as eventuais variações na distribuição dos elementos serão menos evidentes. Nele há a continuidade da aplicação de uma imagem na área externa do livro, unificando o layout.

A imagem então é aplicada na totalidade da área impressa, indo desde a capa propriamente dita, passando pela lombada e terminando na contracapa.

Como as seções (capa, lombada e contracapa) não têm mais seus limites marcados por imagens distintas ou cor de fundo diferenciada, as variações serão menos percebidas.

O modelo de layout C é, portanto, o mais seguro. É aquele em que as variações inevitáveis na produção serão menos notadas.


Obs.: em qualquer tipo de layout, quanto menor o tamanho da lombada, maiores serão as chances da ocorrência de variações indesejáveis. Mesmo que tenhamos uma única imagem principal tomando todas as seções externas do livro, qualquer variação no posicionamento de textos e gráficos na lombada será maior conforme menor ela for. Em um livro com 50mm de lombada, uma variação de 1mm na altura do texto pode passar despercebida. Já em um livro de apenas 5mm de lombada, essa mesma variação será bem mais perceptível.


Produza seus livros na Colorsystem com qualidade máxima

A produção gráfica de livros com qualidade exige atenção em todos os aspectos estruturais e detalhes de seu layout. Caso contrário, seu projeto poderá apresentar um resultado final indesejado, com diferenças em alinhamentos, medidas e aplicação do conteúdo impresso.

Por isso a Colorsystem dispõe de uma equipe de atendimento preparada para oferecer suporte para ajudá-lo nas definições e ajustes do layout de seu livro. Obtenha conosco o melhor resultado para seu projeto.

Fale com a nossa equipe clicando aqui.

Esperamos que este artigo tenha sido valioso para você!

Deixe sua opinião na seção de comentários aqui embaixo e compartilhe este artigo com seus amigos que também podem se beneficiar do conhecimento mais aprofundado sobre layouts e produção de livros.

Convidamos você também a acessar o nosso blog e conferir mais artigos produzidos pela equipe da Colorsystem com tópicos sobre diversos assuntos relacionados a livros e ao mercado gráfico.

 

Você também pode gostar de

Livro impresso ou digital? Vejas as vantagens e desvantagens de cada formato

Como gerar seu arquivo PDF para impressão corretamente — um passo a passo para você não errar mais!

fidelidade-de-cores---perfil-ICC---destaque

Como garantir fidelidade de cores em seus impressos com o uso correto do perfil ICC

calculando preços de produção de embalagens e rótulos

Como calcular e comparar corretamente os preços de produção de embalagens e rótulos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *