O papel da gráfica no nosso dia a dia

O avanço da tecnologia mudou a nossa rotina. Hoje em dia passamos várias horas na frente de uma tela de computador durante o trabalho. E, nas horas de folga, passamos outras tantas horas manuseando um smartphone ou tablet.

 


Com tantas mudanças, algumas pessoas passaram a acreditar que o papel, uma invenção chinesa feita por volta do ano 110 a.C., logo se tornaria coisa do passado.

Mas quem é capaz, por exemplo, de abrir mão da leitura no papel? Talvez deitado no sofá ou na cama? As telas dos dispositivos eletrônicos, por emitirem luz em direção a nossos olhos, cansam a vista e tornam a imersão em textos mais longos cansativa e desgastante. Além disso, estudos apontam que a leitura nessas telas, pelo desconforto, é feita apressadamente, de modo superficial, sem muita concentração e assimilação do conteúdo.

Aliás, hoje em dia, o material impresso, ao contrário do que alguns apregoaram, continua insubstituível. Para se ter uma ideia da força que o papel ainda possui em nossa sociedade, o segundo negócio online de maior sucesso, depois do Google, é a Amazon, que vende livros (fonte: revista Superinteressante). Além disso, basta uma volta rápida pelo supermercado para vermos a quantidade de embalagens de produtos, cada vez mais sofisticadas pelos avanços tecnológicos também na impressão gráfica. No mercado também vemos os avisos promocionais, a sinalização de setores, recebemos folhetos com ofertas. Quando paramos num restaurante ou mesmo num fastfood, é um cardápio que recebemos para escolher nosso pedido. Afinal, nós gostamos de tocar, de manusear os objetos do mundo, e nada como um material impresso para nos satisfazer.

E todo esse material impresso que temos à disposição, que nos comunicam coisas importantes, que nos atraem para um determinado produto ao invés de outro, que nos mostram as notícias do dia a dia, são produzidos incessantemente nas gráficas. Hoje em dia temos dois modos principais de impressão:

Offset: ideal para médias e grandes tiragens. Geralmente é feita em máquinas de grande porte (impressoras rotativas e planas), por meio de cilindros intermediários que transferem a tinta para o suporte, por isso recebe o nome de offset, “fora do lugar”, já que é feita de forma indireta. A impressão offset costuma oferecer menor custo por unidade.

Digital: tecnicamente, impressão digital pode ser definida como a “arte ou técnica de imprimir que utiliza recursos de informática aplicados à reprodução de textos e imagens em qualquer suporte, utilizando como matriz um arquivo digital e sem intermediação”. Ou seja, na impressão digital a matriz é virtual (uma arquivo de computador), não material. As impressoras digitais, a partir da leitura do arquivo, fazem a impressão diretamente no suporte por meio de vários recursos, como o laser e a tinta. A impressão digital tem a vantagem de permitir tiragens menores.

De modo simplificado, o mercado gráfico pode ser dividido basicamente em três áreas:

Editorial: são os livros, as revistas, jornais e os informativos de todos os tipos (empresariais, de classe, religiosos etc.).

Embalagens: todo produto que compramos vêm necessariamente numa embalagem, que serve tanto para atrair o consumidor como para trazer informações legais e técnicas. No caso de alimentos, por exemplo, é necessário que existam informações nutricionais e de validade.

Promocional/comercial: são todos os materiais impressos que têm o objetivo de comunicar uma mensagem empresarial ou de vendas.

Portanto, se prestarmos atenção, vamos notar como a gráfica é uma parte importante de nosso dia a dia. Talvez não paremos para nos dar conta disso, já que estamos tão acostumados com nosso mundo moderno.

 

Você também pode gostar de

Como as editoras podem reduzir custos de produção de livros sob demanda com a eliminação das orelhas

Livro impresso ou digital? Vejas as vantagens e desvantagens de cada formato

O novo mercado mundial: a busca por embalagens sustentáveis

Como gerar seu arquivo PDF para impressão corretamente — um passo a passo para você não errar mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *